
FUNÇÕES
Na classificação por 'Funções', detalhamos a finalidade do diagrama (para que serve?): como ferramenta de auxílio na construção da forma; para mostrar equipamentos urbanos próximos; explicitar condicionantes ambientais, estrutura, eixos construtivos ou de composição; fluxos de pessoas, veículos, objetos; detalhamento, etc. O diagrama cumpre uma função de comunicar algo, mas também serve como ferramenta de prospecção no processo de projeto.
.png)
Diagramas cujo principal intuito é demonstrar o processo de concepção e moldagem da forma do edifício/espaço, através do uso de estratégias específicas.
.png)
Diagramas que têm por função mostrar o programa de necessidades e/ou os usos do espaço, elucidando a sua distribuição através de arranjos, grupamentos e conexões.

Destacam elementos que constrangem o edifício/espaço/programa, delimitando-os fisicamente, apresentando-se como barreiras, atratores, guias/eixos, etc., sugerindo caminhos para a evolução do projeto.

Fluxos de pessoas, veículos, animais, objetos, insumos e resíduos, vias automotivas, percursos peatonais, caminhos.

Eixos construtivos, modulação estrutural, de organização, ordenadores da forma, eixos de elementos naturais, etc.

Mapas apontando equipamentos urbanos ou arquitetônicos relevantes para a compreensão do entorno do projeto - e suas distâncias: equipamentos públicos ao redor, áreas verdes, centralidades, acessos, estações de transporte, segurança ou saúde, escolas, edificações similares.

Diagramas cujo principal intuito é explicar o funcionamento estrutural de um edifício (ou equipamento urbano): ordenação de vigas, pilares e lajes, esforços estruturais, relação com vedações e espaços, malhas/grelhas de concreto, aço e madeira; fundações; etapas da construção, dentre outros.
_page-0001.jpg)
Mostram como questões ambientais - tais como insolação, iluminação, ventilação, etc. - norteiam a concepção do espaço e o desenvolvimento/estruturação da forma, seguindo orientação solar, estratégias bioclimáticas, seleção de materiais, fluxos de ar, etc.

Diagramas que mostram o funcionamento interno, a divisão, montagem ou fixação de partes que compõem o projeto; ou, ainda, a relação entre diferentes elementos.

Diagramas que mostram a concepção preliminar do projeto; fluxo de pensamentos, brainstorm.