top of page

DIAGRAMAS PROJETUAIS

Este trabalho realiza uma análise dos diagramas projetuais nos Trabalhos Finais de Graduação (TFGs) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ). A partir desta abordagem, buscamos compreender as mudanças pedagógicas verificáveis nos anos mais recentes com relação às transformações culturais e tecnológicas e suas implicações quanto ao ferramental (intelectual, material e técnico) mobilizado para atingir objetivos de projeto, compartilhar ideias e expressar com clareza as propostas pretendidas pelos discentes. Partimos de indagações sobre a representação arquitetônica e suas relações com as transformações contemporâneas: a forma como a (r)evolução tecnológica recente impacta a esfera do desenho na arquitetura, e como mudanças naquilo que chamamos 'desenho codificado' alteram o papel da própria representação no processo de projeto. Buscamos investigar a diversidade de sistemas de concepção/representação e as decorrências de tais mudanças para o ensino e a prática em arquitetura e urbanismo. Nesse sentido, produtos finais de curso, como os TFGs, são objetos de grande interesse para uma análise e interpretação do “Estado da Arte” no ensino contemporâneo em expressão e representação gráfica.

Os diagramas aqui apresentados seguem a classificação por 'tipo', 'função' e ano/semestre em que foram elaborados.

TIPOS

Na classificação por 'Tipos', seguimos a forma de obtenção do referido diagrama: se o mesmo foi construído a partir de uma projeção ortográfica, como Planta, Corte, ou outra projeção cilíndrica como a Perspectiva Isométrica, etc. Se está representada a partir de uma Perspectiva Explodida; se se estrutura em um Esquema, Fluxograma ou Organograma; se parte de um Infográfico; se é um Ábaco ou Gráfico. Em suma, o 'tipo' diz de onde se partiu para a elaboração daquele Diagrama.

FUNÇÕES

Na classificação por 'Funções', detalhamos a finalidade do diagrama (para que serve?): como ferramenta de auxílio na construção da forma; para mostrar equipamentos urbanos próximos; explicitar condicionantes ambientais, estrutura, eixos construtivos ou de composição; fluxos de pessoas, veículos, objetos; detalhamento, etc. O diagrama cumpre uma função de comunicar algo, mas também serve como ferramenta de prospecção no processo de projeto. 

PERÍODOS

PERÍODOS

Os diagramas também estão agrupados pelo ano/período correspondente, devido à grande quantidade de peças gráficas e também como forma de se observar possíveis mudanças na utilização das mesmas do período presencial (2018 e 2019) para o período remoto (2021). O ano de 2020 não foi contabilizado devido a lacunas no acervo de TFGs da Midiateca da FAU UFRJ, em decorrência da pandemia.

EDUCAÇÃO DO OLHAR
PROARQ
UFRJ
bottom of page