
TIPOS
Na classificação por 'Tipos', seguimos a forma de obtenção do referido diagrama: se o mesmo foi construído a partir de uma projeção ortográfica, como Planta, Corte, ou outra projeção paralela como a Perspectiva Isométrica, etc. Se está representada a partir de uma Perspectiva Explodida; se estrutura-se em um Esquema, Fluxograma ou Organograma; se parte de um Infográfico; se é um Ábaco ou Gráfico. Em suma, o 'tipo' diz de onde se partiu para o desenho daquele Diagrama
.png)
Diagramas cujo ponto de vista é o da perspectiva (paralela, oblíqua ou cônica).
.png)
Diagramas construídos sobre uma perspectiva explodida, útil para mostrar aspectos internos de divisão ou funcionamento do objeto.

Obtidos ou contruídos sobre o Corte do objeto por um plano vertical.

Diagramas obtidos/construídos sobre uma vista ortográfica superior : planta baixa, situação, "master plan", etc.

Obtidos a partir duma elevação, fachada, vista frontal, lateral ou de fundos de um objeto. Exemplos: diagramas de patologias da edificação.

Segundo a NBR 10647/1989 ("Desenho Técnico"), Esquemas são figuras que representam "não a forma dos objetos, mas as suas relações e funções".

Gráficos a partir dos quais é possível se obter dados precisos pela interseção ou relação entre dados ou curvas.
_page-0001.jpg)
Quadro gráfico de uma sequência de operações; ou que mostra as interconexões espaciais e fluxos possíveis.

Esquema formal que representa as interrelações entre posições administrativas ou a hierarquia de uma organização, sem necessariamente uma correspondência espacial com o objeto.

"Conjunto finito de pontos e de segmentos de linhas que unem pontos distintos". (NBR 10647/1989)

Sequência de arranjos informacionais (textos e/ou imagens) com vistas a comunicar rapidamente algum aspecto ou condição do projeto.